Março Azul cumpre objetivo

Durante todo mês de março população e profissionais de saúde foram impactados e beneficiados pela campanha ‘Março Azul’, sobre a prevenção do câncer do intestino.

A iniciativa é da Sociedade Mineira de Coloproctologia (SMCP), Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – Regional Minas Gerais (Sobed MG) e Associação Mineira de Gastroenterologia (AMG).

Resultou na iluminação de prédios e monumentos, palestras educativas, caminhadas, cavalgadas, passeio ciclístico, orientações nas praças e mutirão de colonoscopia em sete hospitais de Belo Horizonte e na cidade de Belo Vale, ainda em andamento, estimando-se um total de atendimento de mais de 300 pacientes, que aguardam exames de colonoscopia na lista de espera existente.

A imprensa também promoveu ampla cobertura às ações e os representantes das entidades puderam prestar ainda mais esclarecimentos para a população.

Neste ano houve a participação de cidades do interior de Minas nas ações do Março Azul, como Campo Belo, Itajubá, Ipatinga, Caratinga, Uberlândia e Ubá.

A presidente da SOBED MG, Karen Orsini de Magalhães Brescia, celebra o resultado positivo da campanha e enfatiza que é fundamental manter a divulgação das informações referentes aos exames, hábitos saudáveis e diagnóstico precoce.

Ela ressalta que todos devem realizar o exame de colonoscopia a partir dos 45 anos, como parte dos cuidados de prevenção ao câncer de intestino.

Em Ipatinga, a representante da Comissão Editorial da Sobed MG, Nicoly Eudes Dias do Nascimento, com apoio do vereador Vianei Carvalho, promoveu ação no Parque Ipanema. Sensibilizado pela campanha, Vianei criou um Projeto de Lei Municipal, que se encontra em processo de tramitação na Câmara, a fim de institucionalizar o ‘Março Azul’ como mês da conscientização na cidade.