Nossa História

Em julho de 1975, depois de um encontro em Curitiba que foi organizado por Dr. Olival Leitão, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) nacional foi criada. De acordo com os primeiros regimentos da Sociedade, seria possível a criação de capítulos estaduais desde que estivessem presentes cinco titulares da SOBED. O objetivo era o de agregar forças na discussão de temas da especialidade e o de ser um órgão de representação em defesa da categoria.

O Dr. Celso Affonso de Oliveira foi fundamental na criação do capítulo mineiro, já que foi ele quem encabeçou a iniciativa ao reunir os cinco titulares exigidos: Dr. Celso Affonso de Oliveira, Dr. Dulmar Garcia de Carvalho, Dr. Geraldo Ferreira Lima Júnior, Dr. Jerônimo Martins de Andrade e Dr. Noel Moreira.

No mês de junho de 1977, ocorreu a criação da SOBED de Minas Gerais. A posse da primeira diretoria ocorreu no dia 24 de junho, em reunião solene, que contou com a presença de Dr. José Martins Job, como o então presidente da Sociedade Nacional. Todos os endoscopistas que assinaram a ata de posse dessa primeira diretoria foram considerados sócios-fundadores da entidade estadual.

Na cerimônia de posse, conforme as assinaturas registradas na ata da solenidade, havia 26 participantes, entre eles médicos convidados e profissionais interessados na especialização em endoscopia. Naquele dia, Dr. José Martins Job, primeiro presidente da SOBED, deu posse à Dr. Celso Affonso de Oliveira como primeiro presidente da Sociedade Mineira, Dr. Geraldo Ferreira Lima como secretário e Dr. Jerônimo Martins Andrade como tesoureiro.

Ao longo do tempo, inúmeras jornadas científicas foram realizadas no interior de Minas Gerais e na capital do estado. Em parceria com a Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais, atualmente renomeada para Associação Mineira de Gastroenterologia, a SOBED-MG vem realizando congressos, simpósios mineiros e jornadas de extrema relevância para o estado e para o país.

Em 2000, a SOBED-MG começou o contato virtual com o lançamento do website na internet na busca por um canal abrangente de comunicação com seus associados. Em 2003, após a construção de um extenso projeto, foi publicado o portal da sociedade na internet, com várias soluções e serviços.

O intuito foi melhorar a comunicação entre os associados e a SOBED-MG, oferecendo conteúdo técnico científico de qualidade para permitir a aproximação dos sobedianos mineiros a médicos de outros estados, com listas de discussão, chats e pesquisas de opinião.

Atualmente a SOBED-MG possui cinco canais de comunicação com os sócios: site oficial, perfil no Facebook, perfil no Instagram, canal no YouTube e um grupo de WhatsApp. Diante da pandemia da COVID-19 e o impedimento de reuniões presenciais, foram iniciadas reuniões virtuais através da aquisição da plataforma profissional Zoom que tem permitido duas reuniões mensais transmitidas para todos os associados mineiros.