É hora de cuidar de quem cuida

Após o sucesso da Campanha Março Azul, conscientizando a população da importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer colorretal (CCR), a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) alertam os profissionais da área da saúde para o autocuidado. “Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”. A ideia é ‘cuidar de quem cuida’.  

A endoscopista Maria das Graças Pimenta Sanna, que há 10 anos é assistida pela especialista Christiane Poncinelli, realizou seu exame aos cuidados de Poncinelli durante a campanha. Ela estimula a inclusão do procedimento preventivo, convidando os colegas que estiverem contemplados dentro das indicações para a prevenção, para  que realizem seus exames. 

“Temos históricos de um número considerável de colegas médicos, inclusive endoscopistas que passaram pelo diagnóstico de CCR, alguns curados e outros infelizmente diagnosticados em fase tardia”, conta Sanna. Para ela, o autocuidado é importante “para que todos os profissionais estejam preparados para o exercício da arte do cuidar.” A especialista, na oportunidade, agradece à colega de profissão, Christiane Soares Poncinelli, à equipe do Instituto Mineiro de Gastroenterologia (Imeeg ), gestores, secretários e enfermagem pelo apoio a esta iniciativa.  “Agradecimento em especial para a Sobed-MG, representada pela  presidente Karen Orsini de Magalhães Brescia  e à  secretária Adriana Buccini Lazzarotti, pelo apoio incondicional na divulgação desta extensão da campanha, ‘Março Azul’, ressaltando o  ‘CUIDADO DE QUEM CUIDA.’