Março 2016 – Cápsula endoscópica -indicações e real contribuição na prática clínica.

Data de realização: 07/03/2016

A Cápsula Endoscópica

Associados e residentes discutem sobre nova tecnologia na avaliação das patologias de delgado

No dia 08 de março, foi realizada a segunda Reunião Científica de 2016 da SOBED-MG.  A palestrante convidada foi a Dra. Daniella Ribeiro Einstoss Korman, médica gastroenterologista e endoscopista do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais e da Endoscopia Clinica e Cirúrgica. Na ocasião, a especialista falou sobre o tema:  Cápsula Endoscópica – indicações e real contribuição na prática clínica. “É preciso que os médicos entendam como é o uso da cápsula no dia a dia e tenham uma visão geral sobre sua real indicação, quando pedir o exame e quais contribuições ela pode trazer”, revela Dra Daniella.

De acordo com a médica, existem três tipos de cápsulas (esôfago, delgado e cólon), entretanto, a mais usada e que possui maior impacto clínico definido é a cápsula de delgado, tema principal da aula de março. “A gente faz também a cápsula de cólon, mas ela ainda está em estudo e sendo cada vez mais aperfeiçoada para definir seu real papel na clínica. Hoje ela é usada apenas nos casos de pacientes que não conseguem se submeter a uma conoloscopia completa”, ressalta a especialista.

Segundo Dra. Daniella, é importante ressaltar, que a cápsula é um exame diagnóstico e que não permite nenhum tipo de terapêutica. Mas, é uma ferramenta essencial na avaliação das hemorragias digestivas de etiologia não definida. Desde 2003, a médica e sua equipe já realizaram mais de 200 exames de cápsula de delgado. “O exame é realizado por meio de uma tecnologia nova que representa um grande avanço para a gastroenterologia nas avaliações das patologias de delgado. Acredito muito na relevância da cápsula e entendo que ela é fundamental para o diagnóstico de alterações digestivas, que muitas vezes não podem ser concluídos apenas com a execução de avaliações tradicionais”, revela.

Telefone para informações: (31) 3247-1600
Local do evento: Associação Médica de Minas Gerais
Site do evento: clique aqui