Março 2015 – Atualização em gastrostomia e jejunostomia endoscópica: indicações, complicações, técnicas, truques e follow up”

Data de realização: 02/03/2015

SOBED-MG promove palestra sobre atualização em gastrostomia e jejunostomia

Dr. Gilberto Mansur, doutor em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), foi o convidado do mês

Realizada na Associação Médica de Minas Gerais, a reunião científica do mês de março da Sociedade Brasileira de Endoscopia Científica de Minas Gerais (SOBED/MG) abordou o tema: “Atualização em gastrostomia e jejunostomia endoscópica: indicações, complicações, técnicas, truques e follow up”. O médico convidado para falar sobre o assunto foi o Dr. Gilberto Mansur, endoscopista e doutor em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer  (INCA), no Rio de Janeiro, onde exerce suas atividades.

A atividade ocorreu no formato de oficina de aprendizado, o que permitiu uma maior interação entre os presentes. “Essa forma de organização foi solicitada, porque as interrupções ajudam a elucidar melhor o tema e a aproveitar de forma mais eficaz o tempo proposto”, afirmou Dr. Gilberto.

Durante a apresentação, o convidado exibiu kits de gastrostomia, incluindo um procedimento de gastropexia. “Essa técnica que se define como a fixação do estômago, através de pontos, difere-se da conduta habitual, por isso o tamanho interesse para que fosse dado destaque a esse conteúdo”, assegurou Dr. Mansur.

Ao longo da exposição, os associados puderam se interagir e tirar dúvidas para entender os detalhes da gastrostomia e da jejunostomia endoscopica. Um momento de reflexões e de muita atualização tanto para médicos já experientes, quanto para residentes.

 

 

S

Telefone para informações: (31) 3247-1600
Local do evento: Associação Médica de Minas Gerais
Site do evento: clique aqui