Maio 2015 – Endoscopia pediátrica: quem pode fazer? Regulamentação dos Centros de treinamento da SOBED e MEC

Data de realização: 04/05/2015

Associados da SOBED-MG discutem sobre as especificidades da endoscopia pediátricae a respeito dos Centros de treinamento da SOBED e do MEC

No dia 04 de maio, a Associação Médica de Minas Gerais foi palco da quarta Reunião Científica de 2015. O médico convidado foi o  Dr. Manoel Ernesto Peçanha Gonçalves, endoscopista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do ospital Israelita Albert Einstein. O especialista ministrou uma palestra sobre o tema   “Endoscopia pediátrica: quem pode fazer. Regulamentação dos Centros de treinamento da SOBED e MEC”.

Durante a palestra, o médico falou sobre como se formam os endoscopistas pediatras no Brasil e da necessidade do especialista da pediatria saber tudo da endoscopia adulta para depois focar nas especificidades das crianças. De acordo com o especialista, existem diversos centros de treinamento completos no país que apresentam a pediatria como integrante do currículo de quem estuda nas instituições. “Quem faz pediatria tem que saber tudo de adulto, e, também, as patologias da criança. É uma tarefa árdua de estudo e de atualização contínua”, afirma Manoel.

Para o médico, a tecnologia na área é fascinante e o tratamento tem se tornado menos invasivo. “A endoscopia avança muito rápido, além disso, as pessoas estão empolgadas e querem resolver as patologias com intervenções cada vez menores e tratamentos minimamente invasivos. Tudo vira endoscopia: cirurgia cardíaca endoscópica, pulmonar endoscópica, trato digestório endoscópica, entre outras. O futuro da especialidade é muito bom”, revela.

Segundo o especialista, é fascinante vir a Belo Horizonte pelas amizades e pela interação durante as discussões. “Gostei muito. Conheço a grande maioria dos médicos e eles são sempre receptivos e estão cada vez mais capacitados. Essas palestras são ótimas para atualização e também para a gente perceber que estamos no caminho certo”,diz

Telefone para informações: (31) 3247-1600
Local do evento: Associação Médica
Site do evento: clique aqui