Fevereiro 2015 – Normatização das biópsias de esôfago, estômago e duodeno

Data de realização: 02/02/2015

SOBED-MG faz primeira Reunião Científica da de 2015

Normatização das biópsias de esôfago, estômago e duodeno foi tema do encontro

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva de Minas Gerais (SOBED-MG) promoveu, no dia 02 de fevereiro, sua primeira Reunião Científica de 2015. Os palestrantes convidados foram a presidente da Sociedade, Dra. Christiane Soares Poncinelli, e o médico endoscopista Dr. Jairo Silva Alves, que esclareceram questões acerca da normatização das biopsias do esôfago, estômago e duodeno para médicos e residentes da área.

A palestra conduzida pela Dra. Christiane teve como foco as biópsias endoscópicas do esôfago. Segundo a presidente, tanto o tema abordado por ela, quanto o proposto pelo Dr. Jairo, que foram as biópsias de estômago e duodeno, foram voltados para os endoscopistas iniciantes. “São palestras básicas, porém que possuem grande valor prático. Os protocolos recomendados devem ser de amplo conhecimento do endoscopista e incorporados na sua rotina profissional.”, afirmou.

De acordo com a endoscopista, os Guidelines, ou seja, os protocolos adotados, são, no Brasil, emitidos pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Outros, que são referenciados pelos profissionais endoscopistas brasileiros, são os da American Society of Gastroenterology, de 2013, e da Sociedade de Endoscopia Francesa, de 2009. “Os protocolos da SOBED vem sendo criados por grupos de trabalho e sendo revistos, utilizando bibliografias recentes desde 2008. O objetivo dessas revisões é normatizar as condutas de forma similar para garantir resultados mais precisos e a segurança dos pacientes”, assegurou Dra. Christiane.

Para o Dr. Jairo Silva, as discussões sobre a padronização das biópsias no sistema digestivo alto devem considerar os custos, as indicações e a relação entre os endoscopistas e os patologistas para que melhores resultados sejam sempre obtidos. “A palestra deste mês de fevereiro aborda critérios muito bem estabelecidos, mas que precisam ser revistos com freqüência, pois fazem parte do nosso dia a dia. A cada ano, novos membros são incorporados a SOBED, por isso é de extrema importância e muito apropriado que a primeira reunião do ano de 2015 comece com esse tema de tamanha relevância”, revelou o médico.

Telefone para informações: (31) 3247-1600
Local do evento: Associação Médica de Minas Gerais
Site do evento: clique aqui