Dezembro 2014 – Tratamento endoscópico do Divertículo de Zenker : Experiência de 30 anos

Data de realização: 01/12/2014

Tratamento endoscópico do Divertículo de Zenker é tema da última reunião da Sobed-MG de 2014

Associados participam de encontro festivo de final de ano na Pizzaria 68

A última reunião de 2014 da Sobed-MG, patrocinada pela empresa Boston Scientific, ocorreu no dia 01 de dezembro, na Pizzaria 68, e recebeu o palestrante Dr. Paulo Sakai, chefe do serviço de endoscopia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que falou sobre o “Tratamento endoscópico do Divertículo de Zenker : Experiência de 30 anos”. “Participar dessa reunião é um convite antigo. A Sobed-MG é muito ativa. É uma grande honra e um privilégio está aqui, ainda mais sendo a última reunião do ano. Eu vim aqui para fechar 2014”, afirmou o endoscopista.

Durante a exposição, o médico falou sobre a evolução da cirurgia endoscópica, já que, para ele, a endoscopia deixou de ser usada apenas para fazer um diagnóstico de uma úlcera ou câncer, e passou a ser, também, terapêutica . “É possível fazer hoje uma cirurgia minimamente invasiva! Acredita-se que 50% das intervenções do passado, do aparelho digestivo, hoje são realizadas através da endoscopia. De modo que o papel da endoscopia é fundamental dentro da gastroenterologia”, revelou.

Dr. Paulo Sakai também relembrou a história da endoscopia e a contribuição de Minas Gerais e de Belo Horizonte para a evolução da especialidade.  Ele ressaltou a endoscopia na década de 60, quando o professor Schindler passou dois anos no Brasil transmitindo ensinamentos que, a seu ver, foram essenciais para o desenvolvimento da endoscopia no país. “A reunião superou as minhas expectativas. Eu não imaginava que tantas pessoas estariam presentes e que os profissionais estivessem tão atualizados. Alguns são inclusive ex-alunos e, hoje, referências no Estado. Eu tenho orgulho em dizer que talvez não exista um país que proporcione uma formação em endoscopia tão certa e qualificada como oferecemos no Brasil. A endoscopia brasileira é uma das melhores do mundo”, enfatizou.

Telefone para informações: (31) 3247-1600
Local do evento: Pizzaria 68
Site do evento: clique aqui