Abril 2016 – Cateterização difícil de papila

Data de realização: 04/04/2016

Cateterização difícil de papila

Presidente da SOBED Nacional e membro titular da FBG, Dr. Flávio Ejima, ministra aula sobre procedimento complexo de colágeno

Método de tratamento bem definido, a Cateterização difícil de papila foi tema da Reunião Científica da SOBED-MG do mês de abril. Na ocasião, o palestrante Dr. Flávio Ejima, presidente da SOBED Nacional e membro titular da FBG, falou sobre o procedimento que é muito bem realizado em Minas Gerais e que merece destaque pela sua dificuldade de execução e técnicas exigidas. “É uma forma de tratamento que muitas vezes substitui a cirurgia, sendo eficiente em 95% dos casos”, afirma Dr. Flávio Ejima.

A Cateterização nem sempre é um procedimento fácil, mesmo na mão de profissionais experientes, e tem como objetivo principal o tratamento de tumores e a retirada de cálculos. “Na reunião tivemos a oportunidade de debater muito sobre esse tratamento. Aqui em Minas várias pessoas realizam o procedimento, por isso é importante discuti-lo para que cada um possa apresentar seu ponto de vista e compartilhar experiências vividas na medicina”, enfatiza o médico.

De acordo com o especialista, a Cateterização também é adotada quando o paciente tem estenose, após o transplante hepático. “É um procedimento terapêutico muito adequado para o caso e que traz menos complicações que uma cirurgia, e como já disse a eficiência é muito boa” revela Dr. Flávio Ejima.

Local do evento: Hotel Platinum – Olegário Maciel 1748 – Loudes
Site do evento: clique aqui