Novembro Azul: o mês da conscientização do câncer de próstata

Todo ano durante o mês de novembro é celebrado o Novembro Azul com o intuito de promover a conscientização sobre o câncer de próstata, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de compartilhar informações e contribuir para a redução da mortalidade causada por esse tipo de câncer.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre os anos de 2020 e 2022, no Brasil, 65.840 homens serão afetados com esse tipo de câncer.

Diagnóstico precoce pode ajudar na luta contra o câncer

O diagnóstico precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor em sua fase inicial para possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.

A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, entre outros. No caso do câncer de próstata,os exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Fique atento aos sintomas como por exemplo: 

  • Dificuldade de urinar
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Sangue na urina

É super importante que esses sintomas sejam investigados por um médico. O câncer, em sua fase mais avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Vença essa luta antes que ela comece. Diagnóstico precoce salva vidas.