Mensagem do presidente - Balanço de 2019/ Planos 2020
05/01/2020

Prezados amigos sobedianos,

Neste início de ano, nós da SOBED-MG, gostaríamos de apresentar o balanço de nossas realizações em 2019 e os projetos para 2020. 

Iniciamos as jornadas científicas em março de 2019 com o “Gastrotriângulo”, em Uberlândia, com participação de mais de 400 congressistas. Na sequência, em junho, a cidade de Tiradentes nos recebeu, com quase 200 participantes, no charmoso “Gastrovertentes”. Já, em julho, uma ação nacional da SOBED promoveu, na semana em que comemoramos o Dia do Endoscopista,mutirões de colonoscopiapara rastreamento do CCR em treze estados. Em Minas Gerais, a iniciativa ocorreu no HC-UFMG, no dia 25 de julho, atendendo 45 pacientes, com a participação voluntária de vários sobedianos dos serviços de endoscopia de nossa capital.

O mês de agosto trouxe nosso maior evento, o “Gastrominas” que, em conjunto com 14º Workshop do Instituto Alfa, foi um sucesso, ultrapassando a marca de 700 participantes e mais de 30 expositores. Em outubro foi a vez do “Gastroleste”, em Ipatinga, com 120 inscritos, e também do IISeminário com a Industria, no qual apresentamos aos parceiros e patrocinadores nossos resultados do ano de 2019 e o calendário oficial de eventos para 2020.

A SOBED-MG esteve também muito bem representada na SBAD 2019, com sobedianos mineiros participando e contribuindo em vários eventos do congresso. Durante 2019, realizamos nossas reuniões mensais, alternando o auditório do CRM-MG, que nos foi cedido pelo conselho sem custo, com eventos em restaurantes patrocinados pela Indústria; o que nos propiciou economia considerável de recursos. Conseguimos também implantar um projeto piloto de transmissão ao vivo de nossas reuniões, que será aprimorado para 2020.

Nossa comissão de defesa profissional atuou junto aos convênios médicos e a Unimed, conseguindo algumas melhorias na remuneração, além de ter orientado colegas que levantaram problemas pontuais com os planos de saúde. Vale ressaltar que os valores pagos aos médicos ainda não é o ideal, mas é um caminho que vem sendo trilhado em busca de avanços nos acordos. 

O ano de 2020 promete ser de grandes eventos e a SOBED-MG está preparando um calendário científico de altíssimo nível. Março de 2020, trará o Congresso Mundial de Endoscopia, o“ENDO 2020”, no Rio de Janeiro, uma realização conjunta da WEO e SOBED Nacional. No mês de Abril, realizaremos a nossa primeira Jornada em Montes Claros, com a participação conjunta da AMG (Associação Mineira de Gastroenterologia).

Em julho será o momento da cidade de Juiz de fora sediar o “Encontro MINAS-RIO-ES de Endoscopia”, com expoentes da endoscopia dos três estados. Na sequência, em agosto, em Belo Horizonte, teremos o “Cleveland Clinic Course”, que ocorrerá pela primeira vez em terras mineiras. Trata-se de um evento conjunto da gastroenterologia, coloproctologia e endoscopia, com a participação de convidados internacionais, referências em DII no mundo. Ainda no mês oito do ano, Uberlândia receberá o “Seminário Mineiro de Endoscopia, Gastroenterologia e Coloproctologia”, que promete ser o maior evento de nossa sociedade no ano.

Nossas jornadas do interior em 2020 serão encerradas em outubro, na cidade de Varginha, fechando o calendário científico! 

Estamos trabalhando para oferecer aos nossos associados um ano de eventos de excelência e contamos com a participação de cada um de vocês!

Recebam meu cordial abraço e sinceros votos de um novo ano de novas conquistas, sucessos, felicidades e melhores condições de trabalho e remuneração!

 

Elmar José Moreira Lima

Pres. SOBED MG

 

 

 

 

Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP: 30.130-180 / Belo Horizonte / Tel: (31) 3247-1600