Sobedianos de Minas Gerais participam da Semana Brasileira do Aparelho Digestivo
01/12/2019

 SBAD 2019

Sobedianos de Minas Gerais participam da Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Em 2019, a SBAD teve como palco a cidade de Fortaleza, no Ceará, que recebeu médicos de todo o país de braços abertos e encantou os especialistas de Minas Gerais com a cordialidade e a receptividade do povo nordestino. Durante o evento, os sobedianos mineiros participaram de diversas atividades científicas, como palestras, cursos, fóruns, hands on, bem como de trabalhos conjuntos com Sociedades de outros países e com a Organização Mundial de Endoscopia. “Voltamos ricos de conhecimento e aprendizado e muito felizes por revermos tantos amigos endoscopistas. Agora, já estamos nos preparando para nos reencontrar em 2020 na SBAD em Florianópolis”, afirmou Dr. Elmar Moreira, presidente da SOBED-MG. 

Na SBAD de 2019, Dr. Elmar participou das agendas da grade científica e estatuária do evento, como de reuniões do Conselho Deliberativo e da Assembleia Geral Ordinária. Outros associados da SOBED-MG também se destacaram durante a realização da SBAD 2019. A Dra. Christiane Poncinelli, por exemplo, esteve na mesa redonda de HDA - varicosa, na qualidade de moderadora, sob a coordenação do Dr. Marcos Clarêncio Silva. “Na atividade, as discussões foram em torno dos aspectos dos tratamentos clínicos e endoscópicos da HDA varicosa, assim como TIPS de urgência e TIPS precoce na HDA. Por fim, abordamos o tratamento cirúrgico no sangramento refratário”, explicou a especialista.

Outro profissional atuante no evento foi o Dr. Paulo Fernando Souto Bittencourt. O médico foi moderador nas discussões sobre o tratamento da estenose de esôfago, participou da mesa redonda de peculiaridades em endoscopia pediátrica, do fórum de ética e defesa profissional, de cursos ao vivo e de outras atividades. Já a Dra. Maria de Fátima Bittencourt, fez parte dos cursos para testes de conhecimentos, da mesa interativa, de discussões de casos clínicos e palestrou na SBAD. “O esquema montado foi muito dinâmico e proveitoso, não faltando espaço para quem quisesse assistir aos casos com o uso de fones de ouvido e controle remoto”, revelou a médica.    

Sobedianos mineiros também foram orientadores de trabalhos de conclusão de curso (TCC), realizados em Centros de Treinamento da SOBED e apresentados durante o evento, como foi o caso do Dr. Rodrigo Roda.  A equipe de endoscopia do Hospital Madre Teresa, coordenada pelo Dr. Roberto Motta, foi representada pelo Dr. Walton Albuquerque, pelo Dr. Rodrigo Albuquerque e pelo especializando Dr. Pedro Nogueira, que apresentou o TCC intitulado: "Mucosectomia colorretal de adenomas e lesões serrilhadas pela técnica de imersão em água (underwater): um estudo clínico prospectivo", sendo agraciado com a menção honrosa: Hilidio Lopo Varela, pelo trabalho e pela apresentação feita. 

 

 

Também durante a semana de endoscopia, o ex-especializando, Dr. Frederico Fonseca, do Hospital Madre Tereza, recebeu a premiação de primeiro lugar do prêmio Boston Scientific, na categoria prevenção e rastreamento de câncer no trato gastrointestinal, com o trabalho: "Rastreamento de lesões neoplasicas de cólon direito por colonoscopia - estudo randomizado e controlado de colonoscopia convencional, versus cromoscopia com indigo carmim e digital". “A nossa equipe está lisonjeada com as premiações recebidas e pelo reconhecimento da comunidade endoscópica. O TCC, além de ser uma ferramenta de motivação para o especializando, promove seu crescimento técnico e científico, estimulando a pesquisa para novas tecnologias”, ressaltou Dr. Rodrigo Albuquerque. 

Outro médico de Minas Gerais presente no evento foi o Dr. Bruno Sander, que participou como preceptor na Oficina de Balão Intragástrico e no curso de Endossutura Gástrica. De acordo com o presidente da SOBED-MG, o encerramento da colaboração de Minas Gerais com SBAD 2019, ocorreu com a participação na Reunião de Presidentes das SOBEDs Estaduais com o presidente da SOBED NACIONAL, Dr. Jairo Alves. “O intuito da conversa entre os presidentes foi o de discutir os rumos da SOBED como um todo. A diretoria da Nacional também esteve presente na ocasião! Foram dias de grande atividade científica e fico feliz pelo fato de que nós, endoscopistas mineiros, estivemos ativamente presentes no evento”, enfatizou Dr. Elmar Moreira. 

 

Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP: 30.130-180 / Belo Horizonte / Tel: (31) 3247-1600