Estudo genérico em tumores no trato digestivo
07/10/2019

Estudo genérico em tumores no trato digestivo

Dr. Henrique Galvão, do Hospital do Câncer de Barretos, discute com sobedianos a respeito de como a genética pode colaborar com a área de endoscopia

No dia 07 de outubro, a SOBED-MG realizou mais uma Reunião Científica. Desta vez, o encontro ocorreu no Hotel Radisson Blu e teve como palestrante o Dr. Henrique Galvão, médico do Hospital do Câncer de Barretos. Na ocasião, o especialista abordou o tema: Estudo genérico em tumores no trato digestivo. “A ideia foi trazer um pouco sobre o que a genética, como especialidade médica, pode oferecer para a área de endoscopia no sentindo de prevenção e rastreamento”, enfatizou o especialista.

Para o Dr. Galvão, é importante mostrar algumas nuances do rastreamento para populações especificas que tenham risco maior de desenvolver câncer seja ele gástrico ou colorretal. “No viés de medico geneticista o que mais chama à atenção são os casos que acometem pessoas jovens e no que seria específico da pessoa para que ela tão jovem desenvolva lesões agressivas. Isso é algo que a gente estuda e tenta algumas explicações”, revelou.

Depois da palestra, cinco casos clínicos foram apresentados, e uma uma confraternização foi oferecida, pela Boston Scientific, na Pizzaria Olegário. 

 

Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP: 30.130-180 / Belo Horizonte / Tel: (31) 3247-1600