Estrutura e organização de um serviço de endoscopia
04/02/2019

Estrutura e organização de um serviço de endoscopia

Dr. Jairo Silva, presidente da SOBED NACIONAL, é o palestrante do primeiro encontro científico de 2019

Na segunda-feira, 04 de fevereiro, a SOBED-MG retomou seus encontros mensais científicos. O presidente da instituição, Dr. Elmar José Moreira Lima, fez a abertura do encontro falando sobre os projetos previstos para este ano e dando informações sobre o calendário científico. Após a fala inicial, a palavra foi dada ao palestrante convidado para inaugurar as reuniões de 2019: o presidente da SOBED NACIONAL, Dr. Jairo Silva. O médico apresentou o tema "Estrutura e Organização de um serviço de Endoscopia". 

O especialista iniciou com um resgate histórico para demonstrar como a regulamentação para montagem, organização e planejamento do serviço é complexa. “Até 1980 não havia nenhuma regulamentação do serviço de endoscopia. Hoje, trabalhamos baseado nas normas e regulamentos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Os ambientes precisam contar com recepção, uma área de consultório, a sala do exame, a sala de recuperação e a sala de re-processamento”, explica. 

O médico assegura que essa evolução foi extremamente importante para a segurança do paciente e para qualificar o trabalho realizado. “Não conseguimos gerir um sistema de endoscopia sem essa estrutura. Além disso, é necessário contar equipamentos de emergência e reanimação como oxigênio, aspirador, monitores, Máscaras faciais e laríngeas, desfribilador, dentre outros”, destaca. 

Os tipos de serviços de Endoscopia apresentados pelo Presidente da SOBED NACIONAL foram: o serviço de endoscopia autônomo e o não autônomo. De acordo com Dr. Jairo Silva, o serviço autônomo deve ser composto por uma unidade física com funcionalmente independente, mas que pode estar localizada dentro de outro serviço de saúde, além de possuir CNPJ e alvará sanitário próprios. “Já o serviço é considerado não autônomo quando apresenta uma unidade funcional inserida em outro serviço de sede sem CNPJ e alvará sanitário próprios”, afirma.

Depois da aula e discussão do tema, houve espaço para apresentação de casos clínicos. Ao final da reunião, foi realizada uma confraternização oferecida pela Boston Cientific. 

Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP: 30.130-180 / Belo Horizonte / Tel: (31) 3247-1600