Última reunião da SOBED do ano tem como tema Endoscopia transnasal sem sedação em pacientes obesos mórbidos
05/11/2018

Última reunião da SOBED do ano tem como tema Endoscopia transnasal sem sedação em pacientes obesos mórbidos

Dr. Amaury Teixeira Xavier foi o responsável pela aula realizada na segunda-feira (05)

A última reunião científica da SOBED-MG de 2018 contou com a participação de dezenas de especialistas que puderam acompanhar a aula do Dr. Amaury Teixeira Xavier, que abordou o tema: “Endoscopia transnasal sem sedação em pacientes obesos mórbidos". O encontro aconteceu na segunda-feira (05), às 19h30. 

De acordo com o médico endoscopista, a obesidade é uma doença multifatorial e também fator de risco para uma série de problemas como cânceres e doenças cardiovasculares. Além disso, o especialista enfatiza que, segundo último levantamento do Ministério da Saúde, 54% da população brasileira está acima do peso e 19% são obesos. “Sabe-se que o tratamento cirúrgico é o método mais efetivo na perda e manutenção do peso a longo prazo. A cirurgia bariátrica melhora as comorbidades, a qualidade e a expectativa de vida, que aumenta em 20% após o procedimento”, assegura. 

Na apresentação do Dr. Xavier, foi informado que o Brasil é o segundo país do mundo que mais realiza cirurgia bariátrica. Além disso,  enfatizou-se que os riscos do procedimento podem ser minimizados sem a utilização de sedação. “Nos estudos apresentados mostramos que a endoscopia transnasal sem sedação em pacientes obesos mórbidos é uma alternativa eficaz em pacientes obesos, no tocante à factibilidade, à tolerância e à segurança”, afirma. O médico também enfatizou que os estudos sobre o tema comprovam as baixas taxas de complicações, poucas limitações e mortalidade nula com baixo custo. 

Na reunião deste mês, os presentes também puderam conferir a apresentação da chapa "Trabalho, eficiência e ética", com o Dr Ricardo Dib, que mostrou os planos e projetos que possui no possível comando da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). 

Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP: 30.130-180 / Belo Horizonte / Tel: (31) 3247-1600