“ENTEROSCOPIA: TÉCNICAS E RESULTADOS”
02/04/2018

“ENTEROSCOPIA: TÉCNICAS E RESULTADOS”

Dr. Rodrigo Albuquerque, cirurgião geral e especialista em endoscopia digestiva, foi o convidado do mês

As novidades da área da enteroscopia, bem como as técnicas e resultados que envolvem os exames, foi o tema da reunião de abril da SOBED-MG, realizada no último dia 02. O médico convidado para palestrar sobre assunto foi o Dr. Rodrigo Albuquerque Carreiro, cirurgião geral e especialista em endoscopia digestiva. Na aula foi apresentado o histórico do exame do intestino delgado, as atuais técnicas para avaliação, além das complicações e taxas de sucesso da enteroscopia. 

De acordo com o especialista, o tema é de extrema relevância, especialmente a abordagem sobre o que fazer antes de pedir os exames e o passo a passo da avaliação.“A região onde o exame deve ser realizado é de fronteira e difícil de ser explorada, porém há menos afecções e baixa incidência de hemorragias e tumores”, explica. 

Dentre as diversas opções do exame, foram apresentadas na reunião a push-enteroscopia, a enteroscopia por sonda, a enteroscopia intra-operatória, a cápsula endoscópica e a enteroscopia com mono-balão, duplo-balão e em espiral. Albuquerque salientou que a enteroscopia profunda, que pode ser realizada com duplo-balão, balão único e espiral, apesar do risco de perfurações, permite diagnóstico e tratamento, com múltiplas indicações.

Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP: 30.130-180 / Belo Horizonte / Tel: (31) 3247-1600