“Spyglass: quando e como usar” é o tema da última Reunião Científica de 2017
06/11/2017

Spyglass: quando e como usar” é o tema da última Reunião Científica de 2017

, Sobedianos participam de encontro festivo de final de ano na Pizzaria 68

No dia 06 de outubro, a SOBED-MG realizou a última Reunião Científica de 2017.  Patrocinado pala Boston Scientific, o encontro ocorreu na Pizzaria 68 e teve como convidado o Dr. Ângelo Ferrarri, livre-docente da Disciplina de Gastroenterologia da UNIFESP e endoscopista do Hospital Albert Einstein. Na ocasião, o especialista falou sobre quando e como usar o Spyglass; dispositivo considerado como a maior e mais exclusiva inovação em visualização direta das vias biliares. “Na reunião, apresentamos o Spyglass; uma técnica digital que utilizamos no Einstein em São Paulo e que foi liberada este ano no Brasil. O aparelho pode trazer resultados muito bons em casos complicados de via biliar e pâncreas”, afirmou o especialista.

De acordo com médico, o Spyglass deve ser utilizado, principalmente, em três casos: na quebra de cálculos difíceis, nas biopsias, quando existe lesão com suspeita de câncer, e também na ultrapassagem de estenose, que não são possíveis de serem transpostas de forma habitual. “É necessário aprender e treinar para que o resultado esperado do método seja alcançado”, ressaltou o Dr. Ângelo Ferrarri.

Segundo o especialista, no Brasil, ainda não há uma oferta suficiente de centros que disponham do aparelho. Para ele, o ideal é que o treinamento seja feito fora do país. Entretanto, enfatiza: “ A SOBED está tentando fazer algumas incursões em diferentes cidades, levando um expert com o aparelho para que o médico possa ser treinado em seu próprio local de trabalho.

 

 

Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP: 30.130-180 / Belo Horizonte / Tel: (31) 3247-1600