Gastrominas 2017 - Editorial
08/07/2017

Olá Sobedianos,

Em agosto próximo, nos dias 17, 18 e 19, teremos mais um evento científico da nossa especialidade: o Gastrominas 2017. Apesar da crise política e do clima de pessimismo e insegurança, não acolhemos o medo e a indiferença e, com o apoio de todos os endoscopistas, realizaremos certamente um congresso inesquecível. 

Reuniremos distintas Sociedades de Especialidades com preocupações, responsabilidades e interesses comuns, a saber, além da Sobed, a Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição, a Sociedade de Coloproctologia, a Sociedade de Infectologia, a Sociedade de Oncologia e a Sociedade de Motilidade Digestiva. Contaremos com a participação inestimável do Instituto Alfa de Gastroenterologia (IAG) e Endoscopia Digestiva do Hospital da Clínicas da UFMG, através do renomado Workshop Internacional de Endoscopia Digestiva.

A equipe organizadora, através da Comissão Científica e da equipe de Endoscopia do Instituto Alfa, sob o apoio da Diretoria da Sobed, esmerou-se na elaboração da grade e mobilizou especialistas qualificados para discutir temas atuais e da maior relevância. Iniciaremos no dia 17 de agosto com o tradicional Workshop de Endoscopia do IAG, com procedimentos endoscópicos terapêuticos transmitidos ao vivo para o auditório. Temos confirmada a presença de quatro convidados internacionais: os médicos Enrique Vasquez Sequeiros, Herbert Burgos Quirós, Peter Draganov e Katsumi Yamamoto; todos com grande experiência em métodos avançados de diagnóstico e tratamento das doenças digestivas. Nosso colega brasileiro, Manoel Galvão, internacionalmente conhecido no campo da endoscopia bariátrica, também estará presente. Interessante ressaltar que, em esforço logístico e financeiro considerável, os especialistas citados participarão não só do Workshop, mas de todo o evento.

Na data de 18 de agosto, dedicaremos todo o dia ao Curso Internacional de Colonoscopia; área de atuação cada vez mais importante na vida profissional de todos nós. Temas como preparo de cólon, papel da colonoscopia no rastreamento do câncer coloretal, diagnóstico das lesões precoces com novos métodos de imagem, tratamento endoscópico das lesões do cólon, prevenção e tratamento das complicações, dentre outros, serão exaustivamente discutidos. A grade do curso de colonoscopia foi elaborada para revermos e sedimentarmos conceitos básicos e clássicos, mas também para atualizarmos os temas avançados. Contaremos nesse curso com a qualificada participação dos nosso colegas da coloproctologia.
 
Paralelamente ao Curso de Colonoscopia e no dia 19 de agosto, teremos mesas redondas ora com temas específicos de endoscopia, ora com temas relacionados a Gastroenterologia e Oncologia. Destacam-se dentre essas mesas, as de diagnóstico e tratamento do câncer gástrico, a de endoscopia bariátrica e a de vias biliares e pâncreas. Não poderíamos deixar de ressaltar a presença de vários especialistas de Minas Gerais e dos colegas de outros estados; Antônio Carlos Conrado de Pernambuco e Flávio Hayato Ejima, de Brasília, atual Presidente da Sobed. 
 
 
Teremos também temas relacionados a endoscopia pediátrica e o Fórum de ética no qual assuntos importantes para todos nós serão discutidos. Por fim, de forma inovadora, teremos espaço especial para discutir as doenças inflamatórias intestinais, área de importantes novidades, em conjunto com a gastroenterologia e a coloproctologia.
 
As atividades sociais também serão valorizadas e haverá tempo para confraternizações que são de extrema importância. O objetivo principal da organização desses eventos é a participação  ampla dos associados das diversas especialidades. Participe, inscreva seu tema livre e ajude na divulgação. Contamos com você! 
 
Que todos nós, após o Gastrominas 2017, possamos ver melhor o que a gente vê todos os dias!
 
Luiz Claudio M Rocha
 

 
Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP: 30.130-180 / Belo Horizonte / Tel: (31) 3247-1600