A contribuição da colonoscopia no diagnóstico da endometriose pélvica profunda
05/06/2017

A contribuição da colonoscopia no diagnóstico da endometriose pélvica profunda

A doença atinge uma a cada vez mulheres em idade fértil e a colonoscopia é mais indicada principalmente nos casos moderados e graves, além daqueles onde as pacientes são sintomáticas, com infertilidade ou apresentam dor pélvica crônica

No dia 05 de junho, a SOBED-MG realizou a quinta Reunião Científica Mensal do ano de 2017, com a presença do membro titular da SOBED, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Sociedade Brasileira de cirurgia minimamente invasiva e robótica, Dr. Juliano Alves Figueiredo, que abordou o tema “A contribuição da colonoscopia no diagnóstico da endometriose pélvica profunda - revisão da literatura”. 

De acordo com o especialista, a colonoscopia é muito importante para o diagnóstico da endometriose em dois momentos. O primeiro deles seria na procura por lesões mais características da doença como massa, algumas lesões polipoides, as lesões granulares de reto e os pontos de estenose. “O segundo momento, seria com a lesão já diagnosticada na ressonância, mostrando pontos de estreitamento que auxiliariam o trabalho do cirurgião”, afirma.

O médico destacou que a endometriose é uma doença que atinge uma a cada vez mulheres em idade fértil e que a colonoscopia é mais indicada principalmente nos casos moderados e graves, além daqueles onde as pacientes são sintomáticas, com infertilidade ou apresentam dor pélvica crônica. Outro ponto relevante apontado na aula foia questão epidemiológica da doença. Segundo Figueiredo, a endometriose é subdiagnosticada e muitas vezes, depende de um trabalho multidisciplinar para ser detectada. “A doença, possui uma epidemiologia muito alta, por isso é necessário um trabalho em conjunto do ginecologista, endoscopista e do cirurgião para diagnósticos mais assertivos”, assegura.

 

 

Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP: 30.130-180 / Belo Horizonte / Tel: (31) 3247-1600