Abril 2017 - Endoscopia Bariátrica
Evento em destaque!
Data de realização: 03/04/2017

Endoscopia Bariátrica

Sobedianos discutem sobre as indicações e resultados do Balão Intragástrico e da Gastroplastia Endoscópica

No dia 03 de abril, foi realizada em Belo Horizonte no Restaurante Haus Munchen a terceira Reunião Científica da SOBED-MG de 2017. O tema do encontro foi a Endoscopia Bariátrica, abordado pelos  Drs. Luiz Mestieri e Eduardo Greco. “A ideia de trazer essa aula foi falar mais de um método de tratamento já realizado há algum tempo no mercado, mas que ainda é pouco conhecido e tem a resistência por alguns colegas. Queremos quebrar paradigmas! O Balão funciona muito bem quando estamos bem preparados, temos uma boa equipe e um paciente bem informado sobre o tratamento”, afirmou o Dr. Luiz Mestieri.

Para o especialista, é fundamental que as pessoas abram a mente e entendam que a medicina tem um método valioso nas mãos que proporciona qualidade de vida aos pacientes e que ainda evita que muitas pessoas passem por uma cirurgia invasiva.“O Balão é muito interessante, pois melhora a vida das pessoas sem a dificuldade da dieta do exercício e sem o medo da cirurgia. Temos que nos cercar de profissionais competentes e que saibam selecionar corretamente os pacientes, tendo ciência da necessidade de cada individuo”, destacou Dr. Mestiere,

Segundo o Dr. Luiz Mestiere, o emagrecimento é uma consequência do procedimento e não um objetivo primário. “Eu falo por experiência. Já usei balão uma vez e não segui nenhum tratamento nutricional ou psicológico e, naturalmente, deu errado. Agora, estou usando o Balão novamente, e, dessa vez, com o acompanhamento de profissionais especializados, eu tenho um resultado muito melhor”, enfatizou. Para o especialista, o apoio de outras áreas é imprescindível para o sucesso da utilização do Balão, como é o caso da necessidade do acompanhamento de uma nutricionista, psicólogo, educador físico, endoscopista e o médico que fez o encaminhamento do paciente, seja ele cardiologista, ortopedista endocrinologista, entre outros.

NOVO MÉTODO

No Encontro Científico, foi apresentado um novo método de redução de estomago, chamado Gastroplastia Endoscópica feito a partir de um equipamento de sutura endoscópica (Apollo Overstich) que já foi aprovado pela ANVISA no final de 2016.  “A cirurgia é indicada para pacientes com obesidade grau 1 e 2, ou seja, entre IMC 30 a 40, em indivíduos sem comorbidades”, disse o Dr. Eduardo Greco .

De acordo com o médico, o preparo do paciente e o entendimento da indicação para o procedimento são fundamentais, já que é necessária a completa ciência por parte do individuo quanto à mudança drástica no comportamento alimentar. “O paciente é conduzido ao Hospital e vai passar um dia internado. O procedimento é feito pela manhã, e um novo desenho será realizado, ou seja, a plastia desse estômago será feita, É aí, que, após a execução do procedimento, haverá todo um preparo nutricional para a perda de peso”, revelou.

Segundo Dr. Eduardo Greco, o equipamento tem sido desenvolvido há mais de quatro anos no exterior, sendo que os estudos foram feitos em Madrid e Miami. Já, no Brasil, a aprovação da plataforma de pesquisa foi feita em junho de 2016, quando foi feito o primeiro caso na Faculdade de Medicina ABC. “No exterior, uma série de casos que atingem mais de dois mil pacientes foram analisados. Aqui, no Brasil, já estamos partindo para o nono caso e acreditamos que, a partir de maio, o equipamento esteja disponível para a comercialização”, afirmou.

TREINAMENTO

De acordo com Dr. Eduardo Greco, atualmente, existem quatro profissionais treinados, junto com o Dr. Manoel Galvão, referência na prática do procedimento, aptos para executar todas as técnicas. “A ideia é que sejam realizadas oficinas e capacitações em conjunto com a SOBED para que outros médicos possam ser treinados para o uso do dispositivo”, revelou o médico. Na visão no especialista, a expectativa para a expansão do método no país é muito grande, pois se trata de um procedimento que foi feito dentro de um ambiente universitário.  

Telefone para informações: (31) 3247-1600
Local do evento: Haus Munchen - Rua Juiz de Fora, 1257 - Barro Preto
Site do evento: clique aqui
Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP: 30.130-180 / Belo Horizonte / Tel: (31) 3247-1600