Fevereiro 2017 - Acalásia
Evento em destaque!
Data de realização: 06/02/2017

Acalásia

Sobedianos discutem o papel da manometria de alta resolução, a dilatação endoscópica e a miotomia endoscópica peroral

No dia 06 de fevereiro, a SOBED-MG realizou a primeira Reunião Científica de 2017. Ela ocorreu na Idea Cultura, novo espaço escolhido pela diretoria para sediar os encontros mensais da Sociedade neste ano. O tema da aula foi a Acalásia, com três subdivisões: o papel da manometria de alta resolução, ministrada pelo Dr. Mauricio Bravim; a dilatação endoscópica, técnica e resultados, explana pelo Dr. Itibere Pessoa da Costa; e POEM: Técnica e resultados, exposta pelo Dr. Walton Albuquerque.

De acordo com Itibere Pessoa da Costa, o tema do tratamento endoscópico da Acalásia – A dilatação pneumática - é um método novo, mas que já está consagrado. “Vale ressaltar que, associando ao tema de outros colegas, hoje é possível estratificar qual tipo de indivíduo com essa infecção que vai responder bem ao tratamento. Selecionar bem o paciente e esclarecer que existem outras modalidades de tratamento também é fundamental”, afirmou.

Segundo Dr. Maurício, a temática trazida é muito atual, pois existem tecnologias na abordagem dessa enfermidade que mudaram totalmente o conhecimento. “A gente veio trazer a proposta da manometria na definição do tratamento e mostrar como a miotomia, que é um tratamento de alta tecnologia, é de grande valia para o pacientes”, revelou.

Para Dr. Walton Albuquerque, a escolha sobre a abordagem da temática da Acalásia, no primeiro encontro de 2017, se deve justamente por envolver tecnologias mais recentes, como o estudo manométrico de alta resolução que já foi implantado em BH e também a nova técnica de abordagem da acalasia esofagiana, a Miotomia, que é uma técnica emergente que precisa ser avaliada “A técnica precisa ser olhada com carinho, mas ela é rápida e com excelentes resultados. é claro que em longo prazo será visto se ela vai se sustentar” advertiu.

Local do evento: Idea Cultura (Rua Bernardo Guimarães, 1200 - Funcionários – BH)
Site do evento: clique aqui
Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP: 30.130-180 / Belo Horizonte / Tel: (31) 3247-1600